OBRAS



1959: Educação e atualidade brasileira: Recife,  Universidade Federal do Recife, 139p. (tese de concurso público para a cadeira de História e Filosofia da Educação de Belas Artes de Pernambuco).





1961: A propósito de uma administração: Recife, Imprensa Universitária, 90p. 



1961: Livros de exercícios n. 1, 2, 3. Recife, s.n.d.




1961: Primeiro livro do monitor. Recife, s.n.d..




1963. Alfabetização e conscientização. Porto Alegre: Editora Emma, 







1967: Educação como prática da liberdade. Introdução de Francisco C.Weffort. Rio de Janeiro, Paz e Terra, (19 ed., 1989, 150 p)


1968: Educação e conscientização: extencionismo rural. Cuernavaca (México): CIDOC/Cuaderno 25, 320 p.





1969: Extensión o Comunicación? La Concientización en el Médio Rural. Prefácio de Jacques Chonchol. Santiago, ICIRA . 109 p.




1970: Pedagogia do Oprimido. New York: Herder and Herder, 1970 (manuscrito em português de 1968). Publicado com Prefácio de Ernani Maria Fiori. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 218 p.(23.ed., 1994, 184 p).


1971: O processo de alfabetização política - Uma introdução. In: Paulo Freire. Ação cultural para a liberdade.fevereiro de, p. 86-95.





1971: Conscientisation: Recheche de Paulo Freire. Document de Travail. Paris, Editions d'Alsace, 88 p.






1975: Ação Cultural para Liberdade. Tradução de Claudia Schilling, Buenos Aires: Tierra Nueva. Publicado também no Rio de Janeiro, Paz e terra, 149 p. (8. ed., 1987).

1976: Educación y cambio. Buenos Aires, Búsqueda-Celadec, 88 p. Em português, com      o título: Educação e mudança. Prefácio de Moacir Gadotti e tradução de Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981, (16 ed., 1990), 79 p.



1977:  Extensão ou Comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Prefácio de Jacques Chonchol. Rio de Janeiro, Paz e Terra,1977, 93 p., (11 ed., 2001, 93 p.)




1977: Cartas à Guiné-Bissau. Registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, (4 ed., 1984), 173 p.



1978: Os cristãos e a libertação dos oprimidos. Lisboa: Edições BASE, 49 p.




1979: Consciência e história: a práxis educativa de Paulo Freire (antologia). São Paulo: Loyola.




1979: Multinacionais e trabalhadores no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 226 p.



1980: Quatro cartas aos animadores e às animadoras culturais. República de São Tomé e Príncipe: Ministério da Educação e Desportos, São Tomé.



1980: Conscientização: teoria e prática da libertação; uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 102 p.



1981: Ideologia e educação: reflexões sobre a não neutralidade da educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra.



1981: Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

1982: A importância do ato de ler (em três artigos que se completam). Prefácio de Antonio Joaquim Severino. São Paulo: Cortez/ Autores Associados. (26. ed., 1991). 96 p. (Coleção polêmica do nosso tempo).



1982: Sobre educação (Diálogos), Vol. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra ( 3 ed., 1984), 132 p. (Educação e comunicação, 9).


1982: Educação popular. Lins (SP): Todos Irmãos. 38 p.




1983: Cultura popular, educação popular.




1985: Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 3ª Edição





1986: Fazer escola conhecendo a vida. Papirus.



1987: Aprendendo com a própria história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 168 p. (Educação e Comunicação; v.19).




1987:  Medo e ousadia.Paz e Terra, 1987, 5 ed., 1986. Paulo Freire e Ira Shor.





1988: Na escola que fazemos: uma reflexão interdisciplinar em educação popular. Vozes.


1989: Educação como prática da liberdade. Introdução de Francisco C. Weffort. Rio de Janeiro: Paz e Terra, (19 ed. 150 p),


1989: Que fazer: teoria e prática em educação popular. Vozes.




1990: Alfabetização - Leitura do mundo, leitura da palavra. Paz e Terra, 1990. Paulo Freire e Donaldo Macedo.



1990: Conversando com educadores. Montevideo (Uruguai): Roca Viva.





1991: A Importância do Ato de Ler - em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora & Autores Associados, 1991. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v 4)- 80 p.



1991: A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 144 p.





1992: Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra (3 ed. 1994), 245 p.




1993: Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d'água. (6 ed. 1995), 127 p.




1993: Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 119 p.





1994: Cartas a Cristina. Prefácio de Adriano S. Nogueira; notas de Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Paz e Terra. 334 p.




1994: Essa escola chamada vida. São Paulo: Ática, 1985; 8ª edição.




1995: À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d'água, 120 p.





1995: Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Editora Cortez.




1996: Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra.







2000: Pedagogia da indignação – cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 134 p.